→
HORÁRIO
-
CATEGORIA
No nosso Guia de Navegação em Casa, fazemos 23 sugestões semanais a que podem aceder em casa. Dividimos cada caderno em cinco categorias: assistir, pensar, experimentar, visitar e famílias. São propostas em sintonia com aquilo que fazemos habitualmente no 23 Milhas: convidam-nos a refletir, a chegar a outros lugares e a conhecer melhor o nosso território. Podem e devem manter os telemóveis ligados e fazer o barulho que quiserem. Estamos em casa.
Assistir
Por Fado in a Box
O que é: festival de música
Quando: 1, 2 e 3 de maio
O Live in a Box é um festival online criado pela Fado in a Box, transmitido no instagram de cada artista entre os dias 1 e 3 de maio. Cada concerto terá a duração de 45 minutos. Os concertos são de livre acesso, mas os artistas são remunerados e existe a hipótese de reforçar essa remuneração através de MBWAY, transferência bancária, cartão de crédito ou débito ou PayPal. Estão confirmados Toty Sa’med, Edu Mundo, Carlos Leitão, Júlio Resende, Luca Argel e Fogo Fogo.
De Christophe Honoré
O que é: filme
Para quem: M/14
Quanto tempo: 95 minutos
Por Antena 3
O que é: documentário sobre música
Entre 2016 e 2017, a produção documental com o selo Antena 3 não teve mãos a medir. Feitos “em casa”, como estamos agora, ou beneficiando da experiência de realizadores e autores independentes, como Eduardo Morais, Rui Portulez ou Rui Miguel Abreu, há dezenas de documentários para ver.
De Marco da Silva Ferreira
O que é: espetáculo de dança
Quando: 29 de abril, às 21h00
Para quem: M/16
Quanto tempo: 60 minutos
Brother é uma criação para seis intérpretes que estabelece uma relação de complementaridade com o anterior trabalho de Marco da Silva Ferreira: Hu(r)mano. Em ambos, o foco é a dança existente em contexto de grupo, mas descolam-se uma da outra nas referências temporais e nos processos de composição. Brother compõe-se através do mimetismo constante entre os intérpretes que é gerador de movimento, comportamentos e padrões. Para comemorar o dia mundial da dança, a 29 de abril, o Rivoli apresenta Brother online.
Por Nuno Carinhas
O que é: espetáculo de teatro
Quando: disponível a partir das 22h00 de 1 de maio até 3 de maio
Para quem: M/12
Quanto tempo: 150 minutos
Nesta versão de Otelo, Nuno Carinhas concentrou o seu olhar neste bizarro triângulo amoroso, o núcleo mais íntimo ou claustrofóbico da mais pungente “tragédia doméstica” de Shakespeare. O espetáculo começa e termina numa escuridão que é perfurada pela luz. Tragédia por excelência da dúvida e da vulnerabilidade, Otelo surgiu no TNSJ um ano depois de Macbeth, formando um díptico shakespeariano onde Nuno Carinhas colocou em perspetiva duas radicais e exuberantes visões do mal. “Só se vê a maldade em pleno uso.”
Visitar
O que é: visita guiada
Quanto tempo: 35 minutos
Sem sairmos de casa, e viajando até Portalegre, o Visita Guiada leva-nos ao Museu da Tapeçaria Guy Fino, com a historiadora Cristina Pais; e à Manufatura das Tapeçarias de Portalegre, com a decana desta arte, Fernanda Fortunato.
O que é: áudio guia virtual
Quanto tempo: 13 minutos e 30 segundos
Esta é uma visita guiada ao Mosteiro da Batalha, que integra a lista do Património Mundial elaborado pela UNESCO desde 9 de dezembro de 1983. É, segundo esta lista, representativo de uma obra-prima do génio criativo da Humanidade. Este mosteiro da Ordem de São Domingos foi construído ao longo de dois séculos até cerca de 1563, durante o reinado de sete reis de Portugal, embora desde 1388 já ali vivessem os primeiros frades dominicanos. É um dos grandes exemplos da arquitetura gótica tardia em Portugal.
O que é: visita guiada
Quanto tempo: 25 minutos
O bacalhau é omnipresente na mesa e no imaginário dos portugueses desde o séc. XVI. No Museu Marítimo de Ílhavo existe um aquário com dezenas de bacalhaus vivos e tranquilos, deslizantes numa também fiel reprodução do seu habitat. Mas o que nos leva a este museu é outra coisa: uma réplica em tamanho real de um navio bacalhoeiro dos anos vinte do século XX. Um navio construído por artesãos e por velhos pescadores que ainda participaram na aventura, épico-trágica, da pesca portuguesa ao bacalhau. Uma atividade que em meados do séc. XX se tornou uma lenda global. O historiador Álvaro Garrido orienta esta visita guiada.
O que é: visita virtual
Quanto tempo: 15 minutos
Esta exposição parte à descoberta do importante tecido empresarial ligado às duas rodas que Águeda teve durante décadas. A indústria nacional de ciclomotores e motociclos deu os primeiros passos no início do século XX, acompanha, com altos e baixos, todo o desenrolar do século e praticamente extingue-se no final do mesmo. A tradição metalúrgica e o empreendedorismo da região de Águeda proporciona ao país o desenvolvimento de um importante tecido empresarial ligado às duas rodas, relacionado com as transformações económicas vividas pela região desde finais do século XIX. Da bicicleta e dos seus componentes até à sua motorização e propagação por todo o território nacional, ultramarino e estrangeiro. A democratização da mobilidade individual produziu-se em Águeda.
Por Dorothee Dähler & Yeliz Secerli
O que é: galeria virtual
Parallel-Parallel é uma galeria em que, entre muitas outras coisas, podemos ver cartazes de eventos cancelados por causa da Covid-19. Além disso, publicam ainda trabalhos de designers menos conhecidos ou de eventos que não se sabe se poderão vir a realizar-se, também por causa da pandemia. O argumento é o de que a arte e, neste caso, o design gráfico, não pode ficar pausa. E não fica.
Pensar
O que é: debate
Quando: 30 de abril às 18h00
Quanto tempo: 60 minutos
Na rubrica Territórios Públicos, na Rádio 23 Milhas, replicamos o encontro de serviço educativo e mediação que promovemos todos os anos, em ílhavo, onde se repensam, discutem e reinventam as práticas culturais, agora aplicadas a uma nova realidade: a da impossibilidade do encontro físico e para um auditório ainda mais alargado. Esta semana discutem-se os festivais independentes e a sua nova realidade com o Diretor Artístico do Festival Tremor, António Pedro Lopes, e a Diretora Artística do Materiais Diversos, Elisabete Paiva.
Pela RTP (Rádio e Televisão de Portugal)
O que é: reportagem
Quanto tempo: 30 minutos
O mundo desperdiça um terço dos alimentos produzidos. Na cadeia alimentar há fugas desde o produtor ao consumidor. Só em Portugal, cerca de um milhão de toneladas de comida em bom estado acaba, todos os anos, no lixo. O desperdício alimentar é um problema ambiental, económico e ético, para o qual todos contribuem, do produtor ao consumidor. Por cada alimento deitado fora vão recursos naturais para o lixo, como água, solo e energia. Os prazos de validade são das maiores fontes de confusão entre os consumidores. Nesta reportagem olhamos para números e exemplos portugueses.
Por Teatro da Didascália
O que é: Podcast
Quanto tempo: 25 minutos
Áudio Derivas são escapadelas sonoras pela paisagem de Joane em forma de podcast. Num formato mais ou menos documental, mais ou menos ficcionado, O Teatro da Didascália propõe aos ouvintes uma viagem sonora pelas divagações do processo de pesquisa em torno do projeto Paisagem Efémera – natural e rural.
Uma nova criação do Teatro da Didascália, que parte das transformações ocorridas no território de Joane ao longo dos tempos, para uma reflexão sobre as suas consequências sociais, políticas e ambientais.
Por Fumaça
O que é: série em formato podcast
Sabe-se há, pelo menos, 30 anos, que milhões de pessoas terão de se deslocar por causa da crise climática. Apesar disso, esta não é ainda uma razão válida, na lei internacional, para fugir e procurar refúgio. Nesta série de cinco episódios, Os Fumaça falam da serpente que ameaça os mais pequenos, do leão que não teve voz e do caçador que tem vindo a contar a história. O Fumaça é um projeto de jornalismo independente, progressista e dissidente.
O que é: plataforma educativa
Para quem: estudantes do 1º 2º e 3º ciclo e ensino secundário
Esta é uma plataforma em que a aprendizagem está associada ao prazer, ao jogo, à experimentação e à criatividade. Emocionar-se e divertir-se não podem estar em oposição a aprender e a conhecer. Nesse sentido, reúnem-se nesta página recursos educativos transdisciplinares para apoiar o trabalho dos professores, pais e alunos, e permitindo uma aprendizagem mais integrada dos conhecimentos e competências.
Experimentar
Por BoCA
O que é: atividades de experimentação artística
Quando: todas as segundas-feiras
A BoCA convida artistas para escreverem instruções para ativação em casa. Às segundas-feiras são partilhadas partituras que desafiam o público a levar a cabo, ou não, um diálogo entre o exterior e o interior, o corpo e a imaginação.
O primeiro desafio é lançado por Cecília Bengolea, artista multidisciplinar argentina, que respondeu ao convite com a escrita das instruções “The Time For an Idea”.
Por Ondamarela
O que é: desafios para realizar em casa
Os ondamarela, que orientam o projeto comunitário Bida Airada, do Festival Rádio Faneca, lançam um roteiro de exploração em casa que consiste num percurso para construir o espetáculo da Bida Airada deste ano.
O roteiro tem três pontos da casa: casa-de-banho, cozinha e armário. Há mais de 8 anos que a Orquestra da Bida Airada se junta para criar, desenvolver, ensaiar e apresentar um trabalho colaborativo e identitário com a comunidade de Ílhavo. Agora, mais do que nunca, querem estar juntos, criar, discutir, ouvir toda a gente e trazer mais gente a este projeto. Este é o sítio da partilha, onde refletem, pensam e documentam este novo processo.
O que é: kit com desafios
Quando: entregas realizadas todas as terças e quartas-feiras de cada semana
O Kit da Cultura do dia a dia do Município de Ílhavo reúne desafios das várias estruturas culturais municipais. Atividades para serem feitas em casa, sozinho ou em família, ligadas ao território e à identidade das estruturas que os propõem e sobretudo de quem as recebe. Para aproveitar o tempo em casa e retirar algo dele. Um projeto para estar mais próximo da comunidade quando tudo o que não podemos é estar próximos. As entregas são feitas em casa.
Famílias
Por Luís Sepúlveda
O que é: história infantil
Para quem: M/3
Quanto tempo: 4 minutos
Esta é a história de Zorbas, um gato grande, preto e gordo. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr.
Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático lhe faz.
Por Teatro Marionetas do Porto
O que é: teatro de Marionetas
Quando: disponível entre os dias 29 de abril e 3 de maio
Para quem: M/3
Quanto tempo: 55 minutos
Esta não é uma Cinderela tradicional. É Cinderela reescrita, um tanto ou quanto anacrónica, da história tradicional, a partir das versões de Perrault e Grimm. Personagens saídos de outros contos de fadas caem do céu para dificultar a vida a Cinderela. Há uma Bruxa-Má que detesta histórias com final feliz e um Lobo-Mau disfarçado de GNR a patrulhar as estradas da floresta. Os Sete Anões são chamados para salvar Cinderela de morte certa, na sua qualidade de especialistas em técnicas de salvamento de meninas envenenadas. A Fada-Madrinha é uma tia irascível e ajusta contas com a Bruxa-Má, num combate de wrestling. No final Cinderela casa mesmo com o príncipe e têm imensos filhinhos, para descanso de todos. Isto tudo em marionetas.
O que é: jogos de experimentação musical
O Chrome Music Lab dá ideias e ajuda a aprender música em família, de uma forma acessível, prática e divertida.
Por Museu do brincar
O que é: apresentação histórica de brinquedos do museu
Quando: todos os dias de manhã
O Museu do Brincar, apesar de ter as portas fechadas, mostra-nos uma série de objetos que, para além de serem divertidos, estranhos, fofinhos e engraçados, têm uma história para nos contar. Vamos ao Museu sem sair da nossa casa.
Por Teatro LU.CA
O que é: oficina de expressão plástica
Quando: Entre os dias 20 abril e 1 de maio
Para quem: M/3
“Não podermos sair de casa não nos retira criatividade nem vontade de dizer o que pensamos”. Inspirados pela pop art e pelo trabalho de Corita Kent (que trabalhava com colagens), o LU.CA propõe um ateliê que pode fazer-se em casa. Para criar colagens com a inspiração colorida da pop art, integrando e alterando a função das diferentes mensagens que podemos encontrar à nossa volta, dentro de casa.
HORÁRIO
-
CATEGORIA
“Eles são dois, um é o David (o Noiserv), outro é o Pedro (o Branco). Já passaram música juntos uma vez, esta será a segunda. Costuma dizer-se que à terceira é que é, mas esta será apenas a segunda vez.”
A partir dos sete mergulhos d’“O Menino e a Tartaruga do Mar”, a ilustradora de cena Margarida Botelho partilha as técnicas plásticas de ilustração ao vivo que utiliza durante o espetáculo.
A partir do disco “Piano Oceano”, Mariana Miguel apresenta um concerto num piano preparado, que cruza as composições do álbum com as vídeo-projeções de Miguel Estima, manipuladas ao vivo a partir de captações de João Valentim.
Esta é uma performance, em arruada, da companhia francesa Picto Facto em que três personagens vestidos a rigor se passeiam, velozes, em scooters devidamente equipadas.
Esta é uma pequena peça, para todos os públicos, em que um ator/manipulador interage com marionetas holográficas e objetos.
“Criaturas” é uma proposta de passeio guiado, uma paisagem ficcional que se sobrepõe àquela que é visível através de uma pista sonora que desafia à observação da Ria a partir de seres ficcionais, possibilidades narrativas imaginárias e objetos encontrados, propondo uma relação construída desde as histórias e criaturas habitantes da Ria.
“Esta Performance Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” é o resultado do encontro e da escuta das diferentes comunidades do município de Ílhavo.
Esta é uma instalação multidisciplinar que pretende levar a palco o livro "Três-vezes-dez-elevado-a-oito-metros-por-segundos" escrito e idealizado pelo músico lisboeta Noiserv.
“Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” é um ciclo programático que propõe, a partir de novas criações artísticas, abordar as questões do ódio, do preconceito, da diferença e da liberdade.
A Casa da Cultura de Ílhavo acolhe a passagem de Tiago Iorc em Portugal. O cantor brasileiro é autor de sucessos como "Amei Te Ver", "Coisa Linda" e "Tangerina" e tem-se consagrado, em 16 anos de carreira, um dos principais ícones do pop brasileiro.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263