HORÁRIO
-
CATEGORIA
A ideia é a de um jardim que explode no betão, mas a verdade é que será também um palco, uma plateia, um lugar de encontro e um espaço de jogo. O Planteia é um jardim construído na praça anexa ao edifício da Casa da Cultura de Ílhavo que cria, através de 138 módulos, um novo significado para o lugar e, simultaneamente, vários desafios às pessoas que o habitam e frequentam.
Estes módulos (canteiros, mobiliário urbano e dispositivos de mediação) formam um jardim, com mais de duas centenas de plantas, que contempla várias funções e possibilidades de ativação: espaço de descanso, desafio pedagógico, local para concertos ou outras atividades performativas.
O Planteia cria espaço público através da ativação da praça da Casa da Cultura de Ílhavo, aumenta o contacto com a natureza e intensifica práticas sustentáveis, estimula as práticas de comunidade e o espírito de vizinhança, promove diálogos intergeracionais e reforça a importância da cultura popular.
A implementação do projeto divide-se em quatro fases: plantar, construir, semear e pintar. Nesta primeira fase, os vizinhos do jardim recebem os primeiros kits em suas casas: pequenos vasos de cartão, simbólicos mas férteis, em que poderão deitar as primeiras sementes do projeto. Nas seguintes, a comunidade será permanentemente desafiada a envolver-se nos processos de construção dos módulos (1 a 9 de maio), na semana do plantio (10 a 16 de maio) e nas pinturas do chão da praça (17 a 22 de maio). Até à inauguração do Planteia, que acontece no dia 10 de junho, promovem-se alguns momentos de ativação, como conversas online sobre as temáticas ligadas ao projeto.
“Semear é permitir”. A natureza encerra importantes lições: a possibilidade da regeneração, o sentido de comunidade e continuidade, a reposição da ordem e da harmonia.
O Planteia resulta da parceria entre o projeto cultural do Município de ílhavo e a associação Jardins Abertos, responsável pelo festival com o mesmo nome, que abre jardins privados de Lisboa ao público e promove atividades relacionadas com a consciência ambiental.
“Só o saber que podemos deitar as mãos à terra e esperar vida, é já fascinante e comovente.”
Ações com a comunidade
CONVOCATÓRIA CONSTRUIR
ERGUER PARA CULTIVAR
1 - 9 maio
Todas as mãos são fundamentais para a construção de um novo jardim. Desafiamos a comunidade para erguer mais de uma centena de estruturas para canteiros e mobiliário urbano.
CONVOCATÓRIA SEMEAR
NÃO FICAR PLANTADO
10 - 16 maio
Todos podem inscrever-se para fazer parte da semana do plantio. Além disso, será possível aprender todos os processos relacionados com a plantação e manutenção de plantas. Mais de duas centenas de espécies serão depositadas nos canteiros do Planteia.
CONVOCATÓRIA PINTAR
PREENCHER PARA JOGAR
17 - 22 maio
A comunidade é convocada para pintar o chão da Planteia, onde se ilustram jogos que servem de desafios educativos ou de passatempo.
INAUGURAÇÃO PLANTEIA
10 junho
> Inscrições para mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt
8 Abr 2021
CATEGORIA
“Eles são dois, um é o David (o Noiserv), outro é o Pedro (o Branco). Já passaram música juntos uma vez, esta será a segunda. Costuma dizer-se que à terceira é que é, mas esta será apenas a segunda vez.”
A partir dos sete mergulhos d’“O Menino e a Tartaruga do Mar”, a ilustradora de cena Margarida Botelho partilha as técnicas plásticas de ilustração ao vivo que utiliza durante o espetáculo.
A partir do disco “Piano Oceano”, Mariana Miguel apresenta um concerto num piano preparado, que cruza as composições do álbum com as vídeo-projeções de Miguel Estima, manipuladas ao vivo a partir de captações de João Valentim.
Esta é uma performance, em arruada, da companhia francesa Picto Facto em que três personagens vestidos a rigor se passeiam, velozes, em scooters devidamente equipadas.
Esta é uma pequena peça, para todos os públicos, em que um ator/manipulador interage com marionetas holográficas e objetos.
“Criaturas” é uma proposta de passeio guiado, uma paisagem ficcional que se sobrepõe àquela que é visível através de uma pista sonora que desafia à observação da Ria a partir de seres ficcionais, possibilidades narrativas imaginárias e objetos encontrados, propondo uma relação construída desde as histórias e criaturas habitantes da Ria.
“Esta Performance Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” é o resultado do encontro e da escuta das diferentes comunidades do município de Ílhavo.
Esta é uma instalação multidisciplinar que pretende levar a palco o livro "Três-vezes-dez-elevado-a-oito-metros-por-segundos" escrito e idealizado pelo músico lisboeta Noiserv.
“Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” é um ciclo programático que propõe, a partir de novas criações artísticas, abordar as questões do ódio, do preconceito, da diferença e da liberdade.
A Casa da Cultura de Ílhavo acolhe a passagem de Tiago Iorc em Portugal. O cantor brasileiro é autor de sucessos como "Amei Te Ver", "Coisa Linda" e "Tangerina" e tem-se consagrado, em 16 anos de carreira, um dos principais ícones do pop brasileiro.
234 397 260
Para assuntos relacionados com bilheteira contactar os números 234 397 263